Descubra como fazer um lindo jardim sem precisar gastar muito dinheiro.

 
O grande sonho de todos é conseguir a casa própria, e ao realizar esse sonho você já deve ter em mente alguns projetos para deixar a sua casa linda e com a sua cara.
Para aqueles que amam a natureza e pensam que seria muito complicado e caro fazer um jardim em casa, pode se acalmar, pois não é nenhum bicho de sete cabeças fazer um jardim em sua residência.
Iniciando o projeto: como fazer um jardim

Você deve ter em mente que fazer um jardim não acontece da noite pro dia, então para facilitar, divida em fases o seu projeto para ir criando aos poucos o seu tão sonhado jardim.
Não se preocupe caso seja leigo no assunto e não tenha ideia por onde começar ou quais tipos de plantas comprar, pois você encontrará aqui informações necessárias para iniciar o projeto.
Você quer um jardim cheio de flores e com muitas cores? Plantas ornamentais? Uma pequena horta de legumes ou ervas aromáticas?
Tudo isso deve ser pensado na hora de escolher o estilo das plantas que irá conter no seu jardim, e isso vai depender de cada um e dos seus gostos pessoais.

Localização


Dê preferência a locais da casa em que não passe muita gente; perto de espaços onde seus filhos possam acertar a bola e destruir tudo que plantou; lugares de fácil acesso a animais de estimação.
Novamente preste atenção ao tipo de planta, se ela necessita da luz do sol a maior parte do tempo, então o lugar deve receber luz solar, se a planta tem como característica ficar a maior parte do tempo ao abrigo do sol, então proteja contra a luz solar. Fazendo isso, você vai obter sucesso e suas plantas irão crescer bonitas e sem riscos de adoecerem, ou até mesmo morrer.

O que plantar

Há várias maneiras que podem sem utilizadas para montar nosso jardim, como em vasos, onde pode ser plantado uma planta de grande porte ou até mesmo uma árvore, pois o vaso fará com que diminua o tamanho natural da planta.

Todo canto deve ser aproveitado e basta você usar a imaginação.
Um detalhe importante é que o espaço destinado para o jardim deve ser bem iluminado, e se existirem uma ou mais espécies para ser o destaque, aí é quase uma obrigação que as plantas recebam uma boa iluminação natural para poderem se desenvolver com perfeição.
Para lugares com muito sol, as opções são: cactos, tomates, vegetais folhosos, gerânio, azáleas, lavanda, melissa, adelfa, entre outros.

As plantas que se reproduzem melhor na sombra, tem algumas vantagens: necessita de menos água, terá menos problemas com daninhas, pragas e surgimento de ervas e resiste melhor a temperaturas mais baixas.

As plantas apropriadas para ficarem ao abrigo do sol são: anémonas, violetas, samambaias, bergenias, tulipas, aquilégias e muito mais.

Dicas valiosas

  • Não gaste dinheiro com plantas ornamentais, sem antes pensar no espaço disponível;
  • Verificar o clima em sua região ver qual planta se adapta melhor;
  • Espalhe as pequenas plantas pelo jardim de forma homogênea;
  • Se não tiver muito tempo livre para dar atenção, faça as escolhas certas;
  • Compre mudas pequenas e invista no seu crescimento;
  • Abuse da sua criatividade, decore pneus, use pallets, garrafa pet, enfim, tudo que você enxergar uma oportunidade para deixar o seu jardim cada vez mais bonito;
  • Seu jardim está meio sem graça? Vá para uma loja de jardinagem e compre vasos diferentes, coloridos e com desenhos para dar vida ao seu cantinho de plantas.
Não importa se você optou por ervas aromáticas ou flores, o mais importante é você escolher o tipo de planta que você goste e terá paixão e prazer em cuidá-la.
Nada melhor do que cuidar do seu próprio cantinho de plantas e ter nem que seja uma espécie de planta, dessa natureza tão vasta espalhada por esse mundo.

Categorias:

Leave a Reply